A história da Gaita

A gaita tem uma longa história, começando na China com um instrumento chamado Sheng. A gaita foi desenvolvida na Europa no início do século 19, com as primeiras gaitas fabricadas na Alemanha. A empresa de gaita mais conhecida, Hohner, ainda está sediada na Alemanha.

Matthias Hohner introduziu a gaita na América do século XIX, onde realmente começou a história moderna da gaita. A gaita era barata e fácil de transportar, perfeita para um país em movimento, como a América naquela época. Embora existissem muitos tipos de gaita, a gaita mais usada (pelo menos nos países ocidentais) se tornou o "diatônico" de 10 buracos.

Matthias Hohner aparentemente não era um bom gaitista, no entanto, ele era um excelente homem de negócios. Ele comprou seus concorrentes e, em 1862, começou a exportar gaitas para os Estados Unidos, que logo se tornaram seu maior mercado. Hohner continuou a expandir o negócio e, em 1900, ele o entregou a seus 5 filhos.

A gaita originalmente foi criada para as notas sopradas. Quando a gaita chega ao Estados Unidos e os negros americanos começam a tocar, eles começam a criar novas técnicas que não existiam, como o bend, e ao invés de apenas soprarem as notas eles começaram a aspirar, descobrindo novos sons. Aos poucos eles foram adaptando os sons da gaita ao canto do Blues. Foram criando outras técnicas como o tremolo, efeitos de mão, notas duplas entre outros.

Nos Estados Unidos, a gaita se tornou muito popular como instrumento de blues. Na década de 1930 e início da década de 1940, um homem chamado John Lee "Sonny Boy" Williamson tornou-se conhecido. Após a segunda guerra mundial, Chicago se tornou um importante centro de blues, com grandes gaitistas como Rice Miller (Sonny Boy Williamsom II) e Little Walter. Muitas pessoas consideram Little Walter o maior gaitista de blues. Ele morreu em 1968, um dia triste na história da gaita.

Olá, queremos convidá-lo para nosso curso "Gaita Blues" com o Gaitista Maurus Blues.

Será um curso para que você aprenda as técnicas básicas desse instrumento mágico.

O Curso será lançado em breve, e as inscrições serão limitadas. Garanta a sua vaga e lhe avisaremos assim que o curso for lançado.

 

 

Inscreva-se para o Curso

 
 

 

 

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física