Curso de Guitarra Completo Aprenda Guitarra sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Guitarra Aprenda a tocar Blues na Guitarra.

Como regular sua pedaleira? Aula 1

Antes de sair fuçando a sua pedaleira como cego em tiroteio precisamos entender que os efeitos de um pedal são a manipulação do som e de suas características.

Propriedades do som

As 4 propriedades do som que são: timbre, intensidade, duração e altura.

Timbre

O timbre é a propriedade que nos permitir conhecer a origem do som. Por exemplo um som de um piano é diferente de um som de guitarra.

Intensidade

A intensidade é a propriedade do som ser mais forte ou mais fraco que outro. A intensidade tem uma relação direta com o volume e dinâmica.

Duração

A duração é a propriedade do som ser curto, médio ou longo.

Altura

A altura é a propriedade do som ser grave, médio ou agudo.

Espaço sonoro

Outro fundamento importante é a noção de espaço sonoro. Pense o som como uma caixa com 3 dimensões: Altura, largura, comprimento.

A altura tem uma relação com a frequência, imaginando-se uma caixa, o som agudo estará mais alto que o som grave.

A largura tem uma relação com as laterais e centro do som, imaginando-se uma caixa com alto-falantes, o som pode estar no centro ou apenas no lado esquerdo.

O comprimento tem uma relação com a distância do som, imaginando-se uma caixa, um som com volume mais alto está mais próximo que um som com volume mais baixo.

Os modelos de pedais existentes serão os analógicos e os digitais.

Pedais Analógicos

São pedais que tratam o sinal continuamente. São geralmente simples e obtêm o efeito somente com componentes eletrônicos como resistores, capacitores, diodos, transistores, Circuitos integrados como Amplificadores operacionais, e as vezes até Válvulas, chaves seletoras etc. Normalmente são pedais que possuem um só efeito.

Pedais Digitais

São pedais que processam o sinal com amostragem do valor da tensão e por equações matemáticas. Quem executa essas equações é um circuito integrado especial, chamado DSP (processador digital de sinais). São mais comuns em pedaleiras, por serem mais compactos e modular mais efeitos usando menos espaço físico.

Normalmente existem dúvidas sobre a compra de um pedal ou de uma pedaleira. Hoje muitas das pedaleiras além de ter um belo som já misturam o sinal analógico com o sinal digital o que melhorou muito a qualidade.  O melhor conselho na hora de comprar é comparar o custo benefício, lembre-se que pra comprar uma pedaleira completamente analógica existe um custo e dificilmente você conseguirá comprar todos os efeitos necessários de uma só vez.

APRENDA GUITARRA

viola caipira

Receba nossos artigos

*
 

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física