Até aqui estudamos basicamente a tonalidade maior, usando como exemplo a sequência IIm, V7, I grau.
Nessa aula vamos trabalhar com a tonalidade menor.
Vamos primeiramente montar a escala de Ré menor, as notas da escala de Ré menor seriam:
T 2 b3 4 5 6 7
Ré mi fá sol lá sib dó ré
Se montarmos o campo harmônico de Ré menor natural teremos:
Im IIm7(b5) bIII IVm Vm bVI bVII7
Dm Em7(b5) F Gm Am Bb C7
Para trabalhar uma tonalidade menor é importante conhecermos as escalas alteradas: escala menor harmônica e menor melódica.
Como a intenção dessa aula ainda é trabalhar os acordes não vamos nos aprofundar em todos os detalhes dessas escalas, mas vamos aprender como montar uma escala menor harmônica e focar em seu II, V, I graus.
Para formarmos a escala menor harmônica precisamos subir a última nota da escala em meio tom. Dessa forma teremos:
T 2 b3 4 5 6 7M
Ré mi fá sol lá sib dó# ré
Se montarmos o campo harmônico de Ré menor harmônico teremos:
Im IIm7(b5) bIII IVm V7 bVI VIIº
Dm Em7(b5) F Gm A7 Bb C#º
Normalmente quando temos uma tonalidade menor, usamos uma escala menor harmônica apenas em alguns acordes, principalmente no II e V graus, no caso, Em7(b5) e A7. Normalmente quando tocamos o I grau, usamos a escala menor natural, nesse caso Dm7.
Nos aprofundaremos no estudo das escalas alteradas em outras aulas, no momento precisamos trabalhar apenas a sequencia:
IIm7(b5) V7 Im7
Em7(b5) A7 Dm7
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