Curso de Viola Caipira Completo  Aprenda Viola Caipira sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Viola Caipira  Para você dar os seus primeiros passos na danada. 

Afinação Cebolão em E ou Cebolão em D?

Afinação Cebolão em E ou Cebolão em D?

Afinação Cebolão em D ou E, são basicamente a mesma afinação de viola caipira, basta entender que você está tocando um tom abaixo.

Afinação Cebolão em E ou Cebolão em D?

As mais utilizadas pelos violeiros são a afinação Cebolão em D e a cebolão em E. Basicamente as duas afinações são iguais a única diferença está na diferença de um tom. Vamos explicar melhor essa situação pra quem está começando, por isso leia com atenção toda a matéria.

Abaixo uma tabela com algumas afinações de Viola Caipira:

       Par 5º 4º 3º 2º 1º

Cebolão D     A   D   Fá#   D  
Cebolão E B E Sol# B E
Boiadeira G D Fá# A D
Rio Abaixo G D G B D
Natural A D G B E

A primeira coisa que devemos saber é quais são as notas musicais naturais:

Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.

Entre essas notas existem outras que chamamos de sustenido ou bemol.

O sustenido é representado pelo símbolo  “#”.O bemol por “b”.

Teoricamente o sustenido é diferente do bemol, mas na prática, são formas diferentes de representar a mesma nota.Ex.: Dó# = Réb

Vamos entender isso melhor falando em voz alta todas as notas musicais a partir de Dó.

Dó, Dó# ou Réb, Ré, Ré# ou Mib, Mi ,Fá ,Fá# ou Solb, Sol ,Sol# ou Láb, Lá , Lá# ou Sib,Si.

Agora que sabemos as notas musicais precisamos aprender o que é o semitom.

Semitom é a distância de uma nota até outra, por exemplo:

A distância C até C# é de um semitom.

A distância de C até D é de 2 semitons ou 1 tom.

Afinação Cebolão em E ou Cebolão em D

Portanto todas as notas terão semitons, mas observe que entre mi e fá como não se tem sustenido nem bemol a distância é de 1 semitom apenas. O mesmo acontece entre si e dó.

 Afinação Cebolão em E ou Cebolão em D

Agora que entendemos o que é semitom, eu pergunto a você: Qual a distância entre as notas D e E?

A resposta é um tom.

Portanto vamos supor que tenha os seguintes acordes numa música afinada em Cebolão em E:

E / A / B7 /

 Afinação Cebolão em E ou Cebolão em D

Se eu tocar os acordes do mesmo jeito que toquei antes na afinação
Cebolão em D eu terei os seguintes acordes:

D/G/A7/

Afinação Cebolão

Observe que eu não mudei em nada a posição dos acordes, como afinei a viola um tom abaixo automaticamente o nome dos acordes caíram um tom.

- Mas e como eu tocaria os acordes E, A, B7 na afinação cebolão em D?

Primeiramente se eu precisar tocar esses acordes é porque não quero mudar o tom da música e aí o ideal seria que a viola estivesse afinada em cebolão em E. Mas exemplificando a situação aconteceria o seguinte, na afinação cebolão em E os acordes de F# , B , C#7 seriam os equivalentes aos acordes de E, A, B7 na afinação cebolão em D.

Bom, professor, mas qual a vantagem de usar uma afinação Cebolão em E ou Cebolão em D?

Muitos violeiros preferem a afinação Cebolão em D por forçar menos o braço da viola, mas isso é uma coisa muito pessoal. Eu particularmente prefiro a afinação Cebolão em E, pois muitas músicas estão nessa afinação, mas você verá que existem músicas que estão afinadas em D.

E o que eu faço nessas situações?

Simplesmente toque as músicas um tom acima, a única coisa que irá acontecer é que você não conseguirá tocar junto com a música original, pois você está afinado de forma diferente mas estará tocando a mesma música sem problemas nenhum.

Olá galera, abaixo o link para baixar a apostila de Viola Caipira, basta participar do nosso grupo do Telegram

Clique Aqui

Que tal um Curso Completo de Viola Caipira? 

Saiba mais

Tempo de duração: Mais de 18:30 horas, duração do acesso online: pelo tempo que desejar

Viola iniciante:

Prática: Notas no braço da viola caipira, acordes maiores, acordes menores, acordes dominantes, escalas maiores, escalas menores, pestanas, batida de guarânia, batida de toada, batida de cururu, batida de querumana, batida de cateretê, batida de moda campeira, solos de viola caipira, todas as aulas com canções de exemplo,

Teórica: notas naturais e acidentes, formação de escala maior, formação de escala menor, intervalos musicais, formação de acordes, campo harmônico maior, campo harmônico menor, exercícios de divisão rítmica, exercícios de fixação.

Viola intermediário:

Prática – desenhos de escalas no braço da viola, escalas duetadas em terças, escalas duetadas em sextas, batida de batuque, batida de pagode, batida de valsa, batida de arrasta-pé, transposição de escalas, todas as aulas com canções de exemplo,

Teórica: formação de escalas maiores, intervalos de terça e sexta, mudança de tonalidade,

Solos de viola 1-

Pagode em brasilia, Tudo serve, Caçador, Viola Cabocla, Duas cartas, A mão do tempo, Amor e saudade, Garça branca, A moda da mula preta, Oi Paixão, saudade me fez voltar, bandeira branca, A vaca já foi pro brejo, Canoeiro, Chumbo grosso, Menino da porteira, O doutor e o caipira, O poder do criador, O pulo do gato, Peito sadio, Pretinho aleijado, Saudades de araraquara, Falou e disse, O mineiro e o italiano, Amargurado, Saudade de minha terra, Mala amarela, Prato do dia, Boiadeiro errante, Chitaõzinho e chororó .

Solos de viola 2:

60 dias apaixonado, a casa, a ferro e fogo, a grande cilada, amanheceu peguei a viola, amarguras da vida, arroz a carreteiro, barco de papel, berrante de ouro, blusa vermelha, boate azul, boi de carro, boiada cuiabana, boiada, cabecinha no ombro, cabocla tereza, cabocla, caboclo decidido, caminheiro, canarinho prisioneiro, cavalo preto, chalana, chora viola, comitiva esperança, cuitelinho, empreitada perigosa, fio de cabelo, jeito caipira, mercedita, nove e nove, rio de lágrimas.

Viola de ouvido

São 5 módulos com mais de 100 exercícios com exemplos de áudio e vídeo e exercícios que se corrigem mostrando ao aluno onde ele está com dificuldades.Após a compra será enviado um email com os dados de acesso ao curso em no máximo 1 dia útil, você terá acesso durante o tempo que desejar.