Curso de Contrabaixo Completo Aprenda Contrabaixo sem sair de casa, no horário que desejar.

Ebook Grátis Contrabaixo Para você dar os seus primeiros passos no Groove.

Como tocar cifras no contrabaixo - aula 1

Galera, tudo bem por aí?
a partir de hoje a gente inicia uma nova série no PrimeirosAcordes.com.br e no canal do Youtube.

A ideia é que você consiga ler uma cifra de violão e tocá-la no baixo. Isso é bem importante pois muitas vezes nos sites ou no ensaio da sua banda você tem acesso somente à cifra feita para o violão, sem as tablaturas.

A primeira coisa que tem ficar claro para nós é que o acorde sendo maior ou menos, com sétima, nona ou qualquer outra anotação não vai interferir na leitura da cifra. A única coisa que vamos observar é qual a nota do acorde (Dó, Ré, Mi, Fá, etc) e se é um acorde sustenido (#) ou bemol (b).

A sequência clássica das notas, como vocês já sabem, é Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, e Si. O que nem todo mundo sabe, no começo, é que existem algumas notas entre essas sete notas. São os sustenidos, ou bemóis.

Entre o Dó e o Ré por exemplo, existe uma nota, que é conhecida por Dó sustenido, ou então Ré bemol. A mesma coisa ocorre entre o ré e o mi, onde se encontra a nota Ré sustenido, ou também chamada de Mi bemol.

baixo notas

baixo cifras

Do Mi para o Fá, não existe esse intervalo, não temos um “Mi sustenido”, ou “Fá bemol”. A nota seguinte ao Mi é o Fá, e aí sim segue-se o mesmo raciocínio para as próximas notas. Temos o Fá sustenido (ou Sol bemol) que fica entre o Fá e o Sol. Assim por diante, até chegar na nota Si. Após a nota Si também não tem sustenido, vamos direto para o Dó, e aí as notas se repetem.


Agora, onde estão essas notas no baixo?

Se começarmos a tocar a primeira corda, solta, teremos a nota Mi. Se apertarmos na primeira casa, aí teremos o Fá. Em seguida o Fá sustenido, que também pode ser chamado de Sol bemol. Depois, teremos o Sol. Depois o Sol sustenido ou o Lá bemol. Assim por diante. Seguindo a ordem da figura abaixo.

notas baixo

Quando você ler uma cifra, então, basta identificar o acorde e tocar a nota correspondente. Independente se for um Sol maior ou menor, por exemplo, só tocaremos a nota Sol no baixo, e isso funciona para todas as notas.

A partir da próxima aula vamos nos aprofundar mais neste assunto. Até a próxima!

Receba nossos artigos

*
 

5 aulas de cifras no Baixo

5 aulas de exercícios no contrabaixo

13 aulas de contrabaixo iniciante

4 dicas para tocar reggae

2 aulas de groove no contrabaixo

4 dicas para aprimorar a sua técnica

Sobre nós:

A Primeiros Acordes tem como objetivo ensinar você a aprender a tocar no conforto de sua casa, com aulas, cursos, vídeo-aulas, métodos voltados para o aprendizado online.

Contato

Primeiros Acordes

Email: marcos.dupra@globo.com

Horário: 9:00 ás 18:00 hs

Não temos loja física